O que um Empreendedor precisa saber sobre Assessoria Jurídica?

Assessoria Jurídica para empreendedores digitais - conheça todas as ventagens desse serviço para o seu negócio.



Daniele Saraiva - O que um Empreendedor precisa saber sobre Assessoria Jurídica?
O que um Empreendedor precisa saber sobre Assessoria Jurídica?

O advogado que realiza assessoria jurídica atua como um orientador contínuo, ou seja, ele vai desempenhar uma atividade a longo prazo com foco, principalmente, na prevenção e solução de problemas.

O QUE É ASSESSORIA JURÍDICA?

A assessoria jurídica é um serviço exercido pelo advogado. É uma atividade privativa dele, ou seja, somente um advogado poderá exercê-la legalmente.

A principal característica da assessoria é a atuação preventiva. O profissional adotará medidas antecipadas com a finalidade de evitar e/ou erradicar problemas.

O objetivo é buscar soluções com respaldo jurídico, evitando, sempre que possível, litígios para o cliente.

COMO FUNCIONA A ASSESSORIA JURÍDICA?

A primeira coisa que o cliente precisa ter em mente é saber qual o momento ideal para contratar uma assessoria jurídica.

O empreendedor que estiver diante de dúvidas que possa causar possíveis prejuízos e eventuais problemas jurídicos, precisa pensar em contratar a assistência de um advogado especializado no assunto. Por exemplo: elaboração de um contrato de parceria; ou contratação de influenciador digital para divulgação de serviços, marcas, ou produtos.

A necessidade vai dizer qual o melhor momento para aderir ao serviço. E só ela vai entregar segurança jurídica para a empresa.

Características da Assessoria Jurídica:

1. Caráter mais duradouro;
2. Serviço mais complexo e amplo - não se atém a um só problema;
3. Preventiva;
4. Consultiva.

Na assessoria jurídica, o advogado tende a fazer uma análise geral do problema para detectar possíveis falhas, conflitos e até ameaças contenciosas (possível processo judicial).

Aqui, o foco é prevenir riscos e evitar demandas judiciais desnecessárias para o cliente.

BENEFÍCIOS DA ASSESSORIA JURÍDICA:

No mundo dos negócios, o maior benefício da assessoria jurídica é evitar demandas desnecessárias. Busca-se driblar crises e economizar tempo e dinheiro.

Com o avanço da tecnologia, esse serviço pode ser realizado por um advogado de qualquer cidade.

Para o empreendedor digital essa modalidade é bastante bem vista, pois nesse nicho é costumeiro adquirir serviços via online. Isso poupa tempo e agiliza as negociações.

Outro ponto positivo está na facilidade e na transferência de informações entre clientes e advogado.

A utilização de ferramentas modernas potencializou o trabalho de ambos. A comunicação está em tempo real, e a entrega, e assinatura de documentos ficou mais fácil.

Devemos destacar a praticidade como fator de relevância. Essa nova forma de prestar assistência jurídica aos empreendedores inovou a prestação de serviços.

Para o empreendedor digital, ter o auxílio imediato de um advogado para resolver os problemas da empresa é um alívio. Antes, não era muito aceitável uma assessoria via online. Mas, uma das maravilhas do mercado digital é essa praticidade.

Assim, cliente e advogado dialogam e solucionam as demandas do dia a dia em um prazo mais razoável, sendo esse mais um benefício da assessoria jurídica - Flexibilidade de Horário.

POR QUE CONTRATAR UMA ASSESSORIA JURÍDICA PARA A MINHA EMPRESA?

Podemos destacar dois pontos importantes:

1. Aumento de ganhos e redução de custas - a assessoria jurídica ajuda na construção de um bom planejamento estratégico (Ex: orientação sobre quais decisões tomar). Isso viabiliza melhor a receita da empresa.

2. Evitar problemas jurídicos - A assessoria jurídica atua de forma preventiva (atuação de acordo com a lei e erradicação de prejuízos, e eventuais problemas).

Por fim, a assessoria jurídica é um serviço consultivo e preventivo. Além de apoio, ela pode ser considerada um investimento com retorno a longo prazo.

Vale ressaltar que, infelizmente, ainda não temos uma cultura preventiva, que pode prejudicar de maneira significativa os resultados do seu negócio.

Aprofunde mais a sua pesquisa:
1. https://www.danielesaraiva.com/post/como-funciona-a-consulta-jurídica
2. https://www.danielesaraiva.com/post/consultoria-jurídica-para-pequenas-empresas-quando-devo-contratar-um-advogado
Atenção: esse texto é de cunho informativo, não substitui uma consulta com advogado.

Visite o Blog - Daniele Saraiva e leia sobre esse e outros assuntos!

Dúvidas e informações

Gostou do conteúdo? Você precisa conversar mais sobre esse tema? Eu estou disponível pelo e-mail: adv.danielesaraiva@hotmail.com, ou pelo perfil do Instagram: @danielessaraiva.adv.

Não se esqueça de deixar seu comentário e curtir clicando no coração. Sua interação é muito importante.

Sobre Daniele Saraiva

Daniele Saraiva é advogada, atua no Direito Digital auxiliando agências, empreendedores e empresas a garantir segurança jurídica e credibilidade nas transações comerciais no digital.
Site: www.danielesaraiva.com

Contato: https://linktr.ee/danielesaraiva.adv






11 visualizações