Como vender pela internet? O que é necessário? Preciso de CNPJ?

Conheça as principais dicas para iniciar o seu negócio no mundo digital, do jeito prático e correto.


O que eu preciso saber para vender meu produto na internet - Assessoria jurídica para empreendedores
Como vender meu produto na internet? Assessoria jurídica para empreendedores

QUAIS OS REQUISITOS?


SER ESPECIALISTA EM UM ASSUNTO É FUNDAMENTAL!

Você se considera especialista em alguma área? Por exemplo: você sabe cozinhar? Qual a sua especialidade na cozinha? Você se destaca em algum prato?

Elabore esse tipo de pergunta com base no produto que você quer vender na internet. Em seguida, responda cada pergunta com objetividade e sinceridade. Nesse sentido, busque destacar as suas qualidades como profissional, e encontre o seu diferencial.


Esse tipo de exercício pode ajudar na construção do seu negócio. Faça pesquisa de mercado, escute o que as pessoas têm a dizer sobre ele e trabalhe em cima das necessidades do seu público.

QUERO VENDER CURSOS ONLINE. VOU PRECISAR DE CNPJ?

Os cursos livres (online e presencial) são produtos legais, ou seja, tem como base a lei (Decreto Presidencial n.º 5.154).

Eles não são regulamentados pelo MEC, nem se exige nível de escolaridade como requisito, mas atraem um público com números bem significativos, o que pode ser um bom investimento.

Estimular a aprendizagem através de cursos pode ajudar o seu público a desenvolver novas técnicas, por exemplo.

E quanto ao CNPJ? Vou precisar dele para vender esse tipo de curso?

Não. O registro do CNPJ não será necessário. Mas seria interessante formalizar o seu negócio. Você terá como vantagem a redução de tributos e a sua marca ficará com uma cara mais profissional.


Vender esse tipo de curso pode ser uma boa opção para ganhar dinheiro e construir autoridade no seu nicho. Faça um projeto de qualidade, tendo como base as dores do seu público. Depois, elabore um curso com as soluções para essas dores.

PRECISO CRIAR UM PERFIL NAS REDES SOCIAIS PARA VENDER MAIS?

As redes sociais podem ser utilizadas como vitrine da minha marca ou produto? Sim. Criar um perfil em uma rede social para divulgar o seu produto deve ser um item da sua lista.


As pessoas buscam informações e recomendações na internet. Logo, ter um espaço atraente no mundo online, atrairá mais clientes.


Assim, procure fazer uma vitrine sedutora desse perfil vitrine sedutora. Mostre o seu produto como uma solução. E destaque o seu diferencial.

Como divulgar na internet sem ferir a lei?

Uma publicidade é considerada enganosa quando induz o consumidor a erro. Assim diz a lei (Código do Consumidor). Mostrar ao cliente que você conhece os direitos deles pode ser mais um diferencial - o ser humano gosta e admira atitudes honestas.

Na hora de construir o seu projeto acrescente as normas que regem as relações do seu negócio. E pense na possibilidade de incrementar a divulgação do produto - se optar em contratar influenciadores digitais para divulgação, siga as recomendações da ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais).

Quanto aos influenciadores e criadores de conteúdo: deve-se observar as leis específicas (publicidade) minuciosamente, isso se estende aos códigos do consumidor e civil.

Ao realizar uma campanha, o acordo entre empresa e influenciador precisa ser formal e o mais profissional possível.

Destaco que recentemente uma influenciadora digital foi processada e condenada a indenizar uma de suas seguidores por dano financeiro sofrido (tenho post falando sobre isso no blog - leia sobre isso aqui!).


Outro ponto que o empreendedor digital deve sempre considerar - as leis vigoram NO MUNDO DIGITAL TAMBÉM, ou seja, se o seu produto causar dano a alguém você poderá ser responsabilizado. Cuidado com a propaganda, e com as promessas.

Trabalhar com marketing digital pode ser libertador e gratificante. Eu sei como essa sensação é boa, mas também sei que devemos observar as nossas condutas e ações, pois trabalhamos com pessoas e não “números”. E a nossa postura precisa ser a mais responsável possível.

Por fim, deixo uma dica - se prometer, cumpra!


Dúvidas e informações

Gostou do conteúdo? Você precisa conversar mais comigo sobre esse tema? Eu estou disponível pelo e-mail: adv.danielesaraiva@hotmail.com ou pelo perfil do Instagram @danielesaraivadv

Não se esqueça de deixar seu comentário e curtir clicando no coração. Sua interação é muito importante.

Sobre Daniele Saraiva

Daniele Saraiva é advogada, atua no Direito Digital auxiliando agências, empreendedores e empresas a garantir segurança jurídica e credibilidade nas transações comerciais no digital.

Site: www.danielesaraiva.com

Contato: https://linktr.ee/danielesaraiva.adv







13 visualizações