top of page

Contrato para Social Media - tudo o que você precisa saber!

Atualizado: 19 de jul. de 2022

O contrato de prestação de serviços com um Social Media tem como principal finalidade formalizar o acordo, e proteger os interesses das partes envolvidas. Esse documento oferece garantias para contratante e contratado. Vamos ao texto:



Contrato de Social Media - tudo o que você precisa saber! Por Daniele Saraiva
Contrato de Social Media - tudo o que você precisa saber! Por Daniele Saraiva

1. O contrato de gestão de redes sociais precisa assegurar que o cliente não exija um serviço além daquilo combinado com o Social Media, pois é bastante corriqueiro esse tipo de situação. Por exemplo: o social media vendeu um serviço voltado para uma determinada rede social e o cliente quer também a gestão do site, blog e outras duas redes sociais.


O que fazer nesse caso?

Trabalhe com contratos. Independentemente da quantidade de clientes e demandas, procure formalizar o acordo por escrito.


No contrato deixe claro o serviço que você está vendendo: gestão de rede social, criação de conteúdo para blog, monitoramento, design, métricas, site, etc.


Com o contrato devidamente assinado, é assegurado que qualquer serviço além do combinado, deve ser cobrado à parte, ou seja, incluir as novas demandas por meio de um aditivo contratual (complemento ao contrato assinado).


2. O contrato também garantirá que os prazos sejam cumpridos.

Na prática, o cliente e o social media estabelecerão os prazos para todas as demandas. Por exemplo: o cliente entrega uma demanda em cima da hora, desejando que a execução do serviço seja efetuada para aquele mesmo dia. Ou o social media estabelece um prazo para executar a tarefa, mas não cumpre o combinado.


Perceba que desentendimentos podem ocorrer de ambos os lados. O que fazer para evitar isso?

Estabelecer os prazos no contrato, descrevendo as particularidades de cada demanda. Isso visa evitar desentendimentos entre as partes.


3. A forma como o social media vai trabalhar

Para planejar ações e estratégias o social media precisará colher informações, que serão fornecidas pelo cliente. Todavia, nem sempre a entrega de informações acontece conforme o combinado.


A melhor maneira para resolver isso é colocar no papel como todas as informações deverão ser cedidas. Deve-se estimular prazos e formas de cessão desses materiais.


4. Pagamento

Os pagamentos precisam ser feitos no prazo. O valor do serviço e a data para realizar o pagamento precisa ser estabelecido em cláusula própria.



5. Cláusula de confidencialidade

Toda prestação de serviço entre social media e cliente necessita de transparência e confiança. O cliente precisa informar alguns dados ao profissional para a execução do trabalho, conforme o planejamento criado alinhado às expectativas da empresa.


Para garantir a segurança dos dados fornecidos, uma cláusula de confidencialidade deve ser adicionada ao contrato.


Esses são alguns pontos que precisam constar num contrato de prestação de serviço de Redes Sociais.


Como fica tudo isso em um contrato?


Ao elaborar um contrato dessa natureza, o advogado inclui algumas cláusulas, dentre elas, a cláusula de serviço oferecido.

Exemplo de serviços: Planejamento Estratégico, Criação de Conteúdo, Elaboração de Artes digitais, Agendamento das postagens, Análise de Métricas. Tudo dependerá do acordo entre cliente e social media.


Às vezes, o cliente percebe que surgiram novas demandas para o seu negócio, desejando a contratação de novos serviços. Como fazer isso?


Por meio de um aditivo contratual, outros produtos poderão ser acrescentados à relação. Uma dica é a preparação de pacotes extras e optativos, como: de fotografia, filmagens, elaboração de materiais para outros meios além das redes sociais, atendimento ao cliente - retorno a comentários e directs.


Aqui no escritório, trabalhamos com contratos. Preparamos contratos para serviços básicos e complexos. O modelo básico é totalmente editável e você pode adaptar conforme sua necessidade. Quanto ao contrato mais complexo, ele é personalizado de acordo com as necessidades do cliente.


Você precisa de um contrato para formalizar os seus acordos com os clientes? Envie uma mensagem pelo chat ou WhatsApp.



Conheça a proposta que esse template oferece:


Você já teve um cliente que fechou um "acordo x", mas depois passou a exigir outros serviços "por fora"? Isso é chato, não é mesmo?


Coloque um BASTA nisso! Adquira o meu template (prestação de serviços), e resolva esse tipo de problema.


Com esse template (modelo de contrato), o social media pode editar todo o acordo, com base nas negociações tratadas com o cliente.


Evite dores de cabeça desnecessárias.

O template está pronto para uso. Nele você terá de informar as partes do acordo, o tipo de serviço, prazos, formas de pagamento, multas, entre outros.


Com um template profissional você pode fechar acordos com diversos clientes, modificando apenas aquilo que você achar necessário.


Se destaque entre os concorrentes e faça um trabalho de excelência!


Observações:

O contrato estabelece direitos e deveres entre as partes, isso significa que o seu conteúdo será "lei". Com esse documento você deixa claro ao seu cliente a forma de trabalho e de pagamento. Esse template foi feito por especialista em contratos, por isso use com segurança.


O contrato serve para modelos de negócios simples, feitos para autônomos. Logo, se surgir uma prestação de serviços mais complexa procure a orientação de um advogado para as devidas modificações, ou elaboração de um contrato mais específico.



 


Dúvidas e informações


Gostou do conteúdo? Você precisa conversar mais sobre esse tema? Eu estou disponível pelo e-mail: adv.danielesaraiva@hotmail.com, ou pelo perfil do Instagram: @_danielesaraiva

Não se esqueça de deixar seu comentário e curtir clicando no coração. Sua interação é muito importante.


Sobre Daniele Saraiva

Daniele Saraiva é advogada, atua no Direito Digital auxiliando agências, empreendedores e empresas a garantir segurança jurídica e credibilidade nas transações comerciais no digital.


Contato: WhatsApp







bottom of page