top of page

Como fazer o Registro de Marca? É online e seguro?

Atualizado: 1 de out. de 2021

O registro de marca é um passo fundamental para aqueles que estão construindo um negócio/empresa, mas você sabe onde registrar uma marca?



Daniele Saraiva Advogada - Registro de Marcas
Daniele Saraiva Advogada registro de marca

A marca identifica o seu negócio e o diferencia dos demais, ela ainda, fortalece a imagem da sua empresa e passa mais profissionalismo.


O registro é a maneira mais eficaz de proteger a sua marca contra cópia. Ele também vai garantir a exclusividade do seu produto ou serviço, favorecendo a inclusão do seu negócio no mercado.


Qual a grande vantagem do registro e marca?


A vantagem mais expressiva está na confiança e fidelização que os clientes depositam na empresa, uma vez que fica mais fácil a identificação da marca com a qualidade do produto/serviço.


Importante destacar: a marca só será sua se você registrar. Do contrário, qualquer outra pessoa poderá utilizá-la para construir a sua própria imagem e/ou empresa.


Como funciona esse registro?


A pessoa interessada precisa seguir algumas etapas. A primeira delas será uma pesquisa do nome que você deseja para construir a sua marca. No próprio site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), é possível realizar essa consulta - acesse o site: https://www.gov.br/inpi/pt-br


Posteriormente, o interessado terá de preencher um formulário, realizar o pagamento, e o pedido será protocolado. O processo poderá ser acompanhado via online.

Essa é versão simplificada do procedimento, te convido a ler esses dois textos sobre o tema: Registro de marcas - saiba como proteger o seu negócio e esse: O que fazer quando o pedido de registro de marca for indeferido? Eles vão te ajudar a entender melhor!


O registro de marca pode ser feito online?


Sim. O próprio manual de marcas do INPI explica isso:


As petições ou pedidos de registro de marca podem ser encaminhados ao INPI exclusivamente pela internet, por meio do sistema e-Marcas, disponível no portal do INPI, exceto quando a indisponibilidade prolongada do sistema possa causar dano relevante à preservação de direitos.

O processo de registro pode parecer burocrático e até complexo para alguns. Sendo assim, na hipótese de você não ter êxito, procure por um especialista para realizar essa tarefa, pois como já foi dito antes, o registro é fundamental para proteção da marca e do seu negócio.


Dúvidas e informações

Gostou do conteúdo? Você precisa conversar mais comigo sobre esse tema? Eu estou disponível pelo e-mail: adv.danielesaraiva@hotmail.com ou pelo perfil do Instagram @danielesaraivadv

Não se esqueça de deixar seu comentário e curtir clicando no coração. Sua interação é muito importante.

Sobre Daniele Saraiva

Daniele Saraiva é advogada, atua no Direito Digital auxiliando agências, empreendedores e empresas a garantir segurança jurídica e credibilidade nas transações comerciais no digital.

Site: www.danielesaraiva.com



bottom of page