Saiba o que fazer ao ter o registro de marca negado, fique de olho nas informações.
O processo de registro de marca deve obedecer várias etapas estabelecidas pela legislação. Isso pode parecer um pouco burocrático, mas é um procedimento fundamental.
Ter a sua marca registrada é um passo muito importante para o empreendedor. Ela passa um valor a mais para o seu negócio. E se a sua empresa quer ganhar espaço no digital esse é o caminho.
Como ocorre o processo de registro de marca?
Como foi mencionado anteriormente, esse procedimento segue algumas etapas, vamos vê-las:
I. Pesquisa - deve ser realizada uma pesquisa no banco de dados do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Nessa ocasião, será verificado o nome da marca a ser registrada.
II. Cadastro - preenchimento de formulário (com todas as informações da sua marca), será protocolado o pedido no sistema da instituição com todos os documentos solicitados.
III. Pagamento - o interessado precisa pagar taxas, que vão de acordo com a natureza da marca e empresa. Os valores podem ser consultados no próprio site do INPI.
IV. Acompanhamento - a partir desse momento, o pedido protocolado passará por algumas análises, cuja finalidade é detectar eventuais infrações, como imitação, pseudônimo, reprodução...
Durante a análise do pedido, a instituição indicará se o pedido será deferido ou não. Na hipótese de pedido negado, a pessoa terá um prazo de 60 dias para recorrer da decisão, o qual será reavaliado pelos técnicos do INPI.
E quais as causas desse indeferimento?
Possíveis causas do indeferimento:
I - O pedido não está de acordo com a legislação (Lei n.º 9.279/96 - Lei da Propriedade Industrial);
II - Existência de pedido de registro similar ou igual ao seu no banco de dados do INPI.
A Lei de Propriedade Industrial lista vários outros motivos que endossa a decisão do INPI em relação ao deferimento ou não do pedido. Por isso, é fundamental realizar uma consulta prévia com um especialista.
O advogado tem técnica para identificar eventuais causas de indeferimento, pois é seu dever conhecer a legislação aplicada ao caso.
Para evitar problemas como esses é fundamental registrar sua marca junto ao INPI, pois assim evitará que ela seja alvo de imitação.
Com a assessoria jurídica, reclamações e usos indevidos de marcas serão minimizadas. Proteja a sua empresa e fique atento (a) às necessidades legais do seu negócio.
Dúvidas e informações
Gostou do conteúdo? Você precisa conversar mais comigo sobre esse tema? Eu estou disponível pelo e-mail: adv.danielesaraiva@hotmail.com ou pelo perfil do Instagram @danielesaraivadv
Não se esqueça de deixar seu comentário e curtir clicando no coração. Sua interação é muito importante.
Sobre Daniele Saraiva
Daniele Saraiva é advogada, atua no Direito Digital auxiliando agências, empreendedores e empresas a garantir segurança jurídica e credibilidade nas transações comerciais no digital.
Site: www.danielesaraiva.com
Contato: https://linktr.ee/danielesaraiva.adv
Comments