top of page

Precisa de Influenciador Digital para divulgar o seu negócio? Saiba como fazer do jeito certo!

Atualizado: 22 de abr. de 2023

Como as empresas e empreendedores podem evitar prejuízos e poupar dinheiro na hora de contratar influenciadores digitais?


Qual o jeito certo de contratar influenciadores digitais? Como fugir de prejuízos e poupar dinheiro?
Daniele Saraiva - Advogada de Influenciadores digitais, empreendedores e empresas

Conheça as principais questões envolvendo a contratação desses profissionais, e saiba como evitar conflitos e prejuízos desnecessários. Leia o post até o final.


O PODER DO MARKETING DE INFLUÊNCIA


Você conhece o poder do marketing de influência?


Marketing de influência é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca.

Fonte: Blog Influency.me


O influenciador digital vem desempenhando um papel muito importante para a divulgação de produtos e serviços. A relação de proximidade existente entre ele e o seu público é um diferencial, e também, uma vantagem!


Uma comunicação mais próxima do público, possibilita o crescimento e o desenvolvimento de técnicas de divulgação de serviços e produtos, isso pode ser compreendido como marketing de influência.


O poder do marketing de influência no Brasil de 2020:


O marketing de influência ganhou força em 2020. De acordo com a pesquisa realizada pela Shareablee, 48% dos jovens entre 18 e 24 anos são influenciados pelas estratégias desenvolvidas pelo marketing (influenciadores).


A pesquisa evidenciou que o estado de São Paulo (55,3%), é a região que mais utiliza o marketing digital em seus negócios.

Confira outras vantagens do influenciador digital e como alavancar o seu negócio no Blog Daniele Saraiva:



QUAL O PAPEL DO INFLUENCIADOR DIGITAL NA PUBLICAÇÃO DE SERVIÇOS E PRODUTOS?


A contratação de um influenciador digital requer cuidados especiais. Definir um influenciador ideal para representar uma marca, promover um produto ou serviço, vai exigir uma análise profunda.


Quem pode ser influencer?


O digital influencer é um formador de opinião capaz de influenciar milhares de pessoas. Ele fecha parcerias com marcas, promover produtos e alavancar vendas. Esse profissional também pode criar o seu próprio conteúdo e ser a sua própria marca.


O influenciador ideal pode ser uma celebridade, uma autoridade, um profissional autônomo, por exemplo.


ASPECTOS LEGAIS


O acordo com o influenciador digital precisa ser construindo com base na legislação específica. Cada negociação é única. Isso significa que, sob o ponto de vista jurídico, a contratação dos serviços de uma influenciador digital deve satisfazer e garantir benefícios às duas partes.


O contrato com o profissional precisa esclarecer e discutir diversas questões: contratuais, trabalhistas, e tributárias.


Aspectos Contratuais: A formalização da relação com influenciadores é fundamental. Muitas agências realizam acordos SOMENTE por meio de e-mails, ou conversa informal.

No entanto, isso deve ser evitado. O jeito mais seguro para finalizar as tratativas é por meio de um acordo formal (contrato).


A informalidade na contratação pode gerar problemas e insegurança para as partes, inclusive, prejuízos financeiros. A ausência de um contrato torna mais difícil a prova dos termos acordados, podendo impossibilitar a adoção de medidas caso haja alguma violação de obrigação compactuada.


Aspectos Trabalhistas: O influenciador digital é uma profissão nova, e ainda sem regulamentação específica. Ela não se enquadra no regime celetista. Todavia, a contratação dos seus serviços observam outras leis, como o código civil. Outra questão que vai requerer cuidado especial é a contratação de influenciadores infantis. Aqui, o cuidado vai ser redobrado.


Aspectos Tributários: A forma como o profissional prestará os seus serviços (pessoa física ou jurídica), orientará a devida cobrança. Cada forma apresentará um cálculo distinto para o tributo específico, conforme localidade e a prestação de serviços.


QUAIS AS VANTAGENS DA CONTRATAÇÃO DE UM DIGITAL INFLUENCER?


Como já mencionamos acima, um dos pontos principais é definir qual o influenciador ideal para representar a marca, ou promover um produto/servidor.


Os Influenciadores tornaram-se figuras importantes para a divulgação de informações sobre os mais variados assuntos e nichos.


As agências precisam conhecer as principais questões jurídicas - contratuais, tributárias e trabalhistas.


A prestação de serviços de um influenciador digital NÃO é marcada por habitualidade e exclusividade.

(Obs.: A ausência dessas características reduz um possível vínculo de emprego. Isso ajuda a prevenir conflitos trabalhistas).


A atuação de um influenciador, normalmente, não se restringe a promover uma única marca, nem se tornam promotores constantes e habituais.


Todavia, é possível incluir no contrato uma cláusula abordando a EXCLUSIVIDADE.


Essa exclusividade precisa ser benéfica para ambos (influenciador e marca/empresa).


Destaca-se que essa cláusula terá de abordar alguns pontos para evitar prejuízos, e gerar mais vantagens, por exemplo, inserir uma cláusula abordando a inexistência de subordinação.


Vale ressaltar que, o influenciador digital é uma profissão nova, e ainda não possui regulamentação específica. O que torna a sua contratação mais sensível.


A relação entre agências e influenciadores não é uma relação de trabalho, logo não terá como base o regime trabalhista. Sendo assim, a prestação de serviços vai utilizar as regras de outras leis, por exemplo: Lei dos Direitos Autorais, Direito Contratual, Código do Consumidor, entre outros.


Por fim, recomenda-se incluir no contrato cláusulas de independência e autonomia das partes, e a desobrigação trabalhista.


Ficou com dúvida? Acesse o Blog: www.danielesaraiva.com/blog e leia outros posts sobre esse tema.


Dúvidas e informações

Gostou do conteúdo? Você precisa conversar mais sobre esse tema? Eu estou disponível pelo e-mail: adv.danielesaraiva@hotmail.com.




Sobre Daniele Saraiva

Daniele Saraiva é advogada, atua no Direito Digital auxiliando agências, empreendedores e empresas a garantir segurança jurídica e credibilidade nas transações comerciais no digital.












bottom of page