top of page

Contrato para influenciadores digitais

Atualizado: 17 de mai. de 2022

Como contratar um influenciador digital e quais as medidas que as agências precisam tomar na hora de fechar uma parceria? Leia o texto abaixo:



Contratação de influenciador digital por Agências
Os cuidados que as agências precisam ter ao contratar um influenciador digital

O objetivo do texto é apontar a importância de utilizar contratos ao fechar um acordo com influenciadores digitais. Conheça as vantagens em realizar campanhas publicitárias nas redes sociais, utilizando influencers. E quais medidas precisam ser observadas na hora da contratação.


Agência X Influenciador Digital


A relação presente entre a agência digital e o influenciador deve observar os procedimentos legais. No Brasil, há leis que regulam as relações comerciais dentro e fora das redes sociais. E essa leis precisam ser aplicadas, pois, elas asseguram os direitos dos consumidores, do influenciador e da agência.


As complexidades existentes no mundo digital precisam ser resolvidas com as medidas corretas para cada caso específico. O mundo tecnológico está em constante mudança, e cabe a nós, advogados, viabilizar essas criticidades.


E como trabalhar essas criticidades?


Com PREVENÇÃO. Muitos consideram a consultoria e assessoria jurídica algo desnecessário. No entanto, quando não se elabora um negócio observando a legislação, a possibilidade de desenvolver problemas e prejuízos será significativa.


Na consultoria jurídica, por exemplo, o cliente terá o suporte necessário para pautar o seu negócio. Como lançar um infoproduto? Ou como contratar um influenciador digital para campanha? O que precisa ser essencial em um contrato?

Esses tipos de questionamentos são bem comuns, e podem ser sanados com uma boa consultoria.


Entenda que, o Marketing Digital possui criticidades específicas, pois estamos lidando com algo muito novo, com atualização periódica, resultando em muito estudo e atualização constante.


O Marketing Digital e a estratégia de influência


Um bom influenciador carrega consigo um público leal e bem engajado. Geralmente, ele conhece todas as dores do seu nicho, e trabalha nas soluções, tendo como base a sua persona. Ele também sabe produzir conteúdo de valor, e compreende as necessidades do seu público.


Por isso, quando bem desenhada, a sua atuação pode ser uma excelente estratégia de marketing - saber influenciar, envolver e divulgar deve ser o diferencial.


Vale destacar que, o ambiente digital possui muito potencial para produzir empregos, receita e valorizar marcas e empresas. É um nicho em ascensão e quem souber como utilizá-lo sairá na frente.

Saiba mais sobre a contratação de influenciadores digitais:




Por fim, deixo algumas recomendações essenciais:


I - Ao lançar um infoproduto tenha como base a transparência (forneça todas as características, incluindo que o influenciador está recebendo por aquela divulgação);

II - Identifique as suas campanhas publicitárias de maneira explícita, por exemplo: #publi ou #ad.

III - Zelar pelas informações da marca/anunciante e do influenciador confiadas à agência sob sigilo ou conhecimento restrito ("non-disclosure agreement"), bem como adotar mecanismos de proteção e controle de guarda e vazamento das referidas informações. (Fonte: ABRADI).


O setor de comunicação digital (as agências) e os influenciadores devem sempre observar a ética e a boa conduta em suas campanhas publicitárias. Isso significa que as campanhas não devem causar prejuízos aos consumidores, tampouco confusão.


As leis que devem ser observadas: o CDC (Código de Defesa do Consumidor), o Código Civil (contratos, responsabilidade civil, etc.), e o Marco Civil da Internet e as normas do setor de publicidade, sob o risco de enfrentar processos judiciais - nas áreas criminal e cível, por exemplo.


Esse texto é informativo, e não substitui uma consulta com advogado.



Dúvidas e informações

Gostou do conteúdo? Você precisa conversar mais sobre esse tema? Eu estou disponível pelo e-mail: adv.danielesaraiva@hotmail.com ou pelo perfil do Instagram @_danielesaraiva

Não se esqueça de deixar seu comentário e curtir clicando no coração. Sua interação é muito importante.


Sobre Daniele Saraiva

Daniele Saraiva é advogada, atua no Direito Digital auxiliando agências, empreendedores e empresas a garantir segurança jurídica e credibilidade nas transações comerciais no digital.













bottom of page