Como fazer um briefing para o influenciador digital?

O briefing é o documento criado para fornecer informações e instruções sobre como uma campanha pode ser realizada.


Como fazer um briefing para o influenciador digital? Por Daniele Saraiva - influencie direito
Como fazer um briefing para o influenciador digital? Por Daniele Saraiva - advogada online

Ele serve como um guia que determina todo o processo do início ao fim.


Em campanhas de marketing é muito comum montar um briefing sobre a campanha a ser realizada. Ele irá guiar todo o processo da campanha.


o briefing se trata de um resumo, um conjunto de ações e estratégias que são passadas para um grupo de pessoas para que certo problema possa ser resolvido.


O briefing vai direcionar a forma como a publicidade será feita. Através dele, o influencer terá noção do que deve ser dito. Nele, deve constar os valores que a marca quer transmitir para o público alvo, as principais características do produto, serviço ou marca.


Monte o seu guia - Briefing:


Como já foi mencionado acima, o briefing vai servir para direcionar a forma como a campanha precisa ser feita. Vale lembrar que a agência pode fazer um briefing para cada produto a ser divulgado, inclusive, escolher formatos e momentos diferentes. No caso de influenciadores digitais, esse guia pode trabalhar os seguintes pontos:


Descreva a campanha - seja objetivo e fale sobre a empresa contratante, insira os valores que a marca deseja transmitir para o público. Nessa etapa, aborde o produto ou serviço objeto do contrato; mencione se o influenciador receberá amostras de produtos, serviços e descontos. E por fim, especifique qual o meio que a campanha será realizada. Ex: redes sociais, televisão, eventos.


A campanha - qual a mensagem que o influenciador deve transmitir para o público?

Nessa fase, a agência precisa definir a mensagem que deseja que o influenciador passe para o potencial cliente.


Conteúdo - definir conteúdos que serão entregues pelo influenciador: A transmissão de conteúdo precisa ser bem estruturada. Aqui, deve-se determinar quais estratégias serão aplicadas durante a campanha.


Também será necessário definir as expectativas entre marca e influenciador. O planejamento precisa conter informações essenciais, como: tipo de conteúdo, tipo de mídia, plataforma de divulgação, quantas postagens no feed o influenciador deverá postar, se vai publicar stories, e determinar a comunicação entre o influencer e o público, etc.


Definir objetivos e analisar métricas - aqui estipula-se metas de alcance, conversões (vendas), engajamento, etc. O investimento para montar uma campanha deve focar em um bom retorno. Por isso, o briefing é essencial para ambas as partes.


Vale destacar que o briefing não é um contrato em si. Na verdade, ele pode fazer parte do acordo e ser inserido no contrato como um anexo.


O briefing é essencial para determinar metas e apresentar expectativas.


Já o contrato é a garantia de que tudo apresentado e compactuado entre as partes seja devidamente cumprido.


Briefing - Influenciadores Digitais


A produção do Briefing precisa ser elaborada minuciosamente, com todos os detalhes e informações disponíveis para não existir falha de comunicação durante a ação.


Também será necessário estabelecer uma data para início e fim da divulgação, para que o influencer consiga programar as suas atividades.


Além disso, é preciso criar regras do que não fazer, ou seja, uma lista descrevendo atos ou falas que poderão levar a uma eventual rescisão de contrato e/ou multa.


Outra tarefa que o influenciador pode exercer nesse contexto é a criação de hashtags e mencionar a marca em todas as postagens da campanha contratada. Também solicitar para que durante a campanha o influenciador não use produtos de marcas concorrentes.


Ressalto que seria mais seguro definir isso e colocar todos esses pontos em cláusulas contratuais. Além de constar no briefing, deixe claro no contrato todas essas determinações.


A melhor maneira de apresentar um briefing é estudando as necessidades do cliente. Ele precisa ser completo, formal, transmitir valor e profissionalismo.


E na hora de fechar um acordo, faça por meio de um contrato bem específico. Ele vai garantir direitos, estabelecer deveres e fornecer segurança jurídica para a sua negociação.


Lembre-se: nele estarão elencados direitos e deveres, e também, outras questões jurídicas que podem passar despercebidas, e gerar dúvidas, conflitos, e eventuais prejuízos.


Você precisa de orientação para fazer ou analisar um briefing?

Conheça a proposta abaixo:


BRIEFING PARA INFLUENCIADORES DIGITAIS:


O briefing é a melhor maneira de iniciar um projeto (e de ter sucesso com ele).

A seguir, conheça um pouquinho desse projeto;


Esse template aborda os principais pontos de um briefing, tais como: 1. ASPECTOS GERAIS SOBRE A CAMPANHA; 2.DEFINIÇÃO DE CONTEÚDO; 3. ASPECTOS JURÍDICOS.


Ele será personalizado de acordo com as características da campanha, com base nos três pontos acima; designer minimalista e neutro (PDF).


Para adquirir esse produto você pode entrar em contato através do WhatsApp


Dúvidas e informações


Gostou do conteúdo? Você precisa conversar mais sobre esse tema? Eu estou disponível pelo e-mail: adv.danielesaraiva@hotmail.com, ou pelo perfil do Instagram: @_danielesaraiva


Não se esqueça de deixar seu comentário e curtir clicando no coração. Sua interação é muito importante.


Sobre Daniele Saraiva


Daniele Saraiva é advogada, atua na área do Direito Civil e Digital, auxiliando agências, empreendedores, influenciadores digitais, e empresas. Com o foco em garantir segurança jurídica e credibilidade nas transações comerciais.


Site: www.danielesaraiva.com











593 visualizações