top of page

Influenciador digital - Passo a passo para fazer uma boa #publi

Atualizado: 16 de mar. de 2022

Guia para iniciantes no marketing de influência: tudo o que você precisa saber na hora de fazer uma boa divulgação.


Esse material tem a missão de informar jovens influenciadores digitais a lidar com questões as legais e burocráticas que a profissão exige, mas de um jeito mais objetivo.


Para melhorar a sua atuação, leia o post até o fim.

Influenciador digital - Passo a passo para fazer uma boa #publi
Influenciador digital - Passo a passo para fazer uma boa #publi

Caro digital influencer, aqui, você terá um guia prático, que vai te ajudar a dar os primeiros passos para o seu sucesso profissional.


Atenção! Antes de começarmos a explorar o tema principal, preciso destacar que esse conteúdo é meramente informativo, ou seja, não substitui uma consulta com um advogado.


Todo bom influenciador digital sabe se comunicar com o seu público. Essa proximidade faz dele uma figura importante para a difusão de informação sobre diversos assuntos.


Nos últimos dois anos, realizei atendimento jurídico para agências e influenciadores digitais, e pude constatar que as demandas desse público são as mais diversas, dentre elas, destaca-se a elaboração de contratos.


Elaborar um contrato requer do profissional muito cuidado, pois cada contrato é único. Por isso, não trabalho com modelos prontos, pois cada acordo possui as suas próprias particularidades.


Informações importantes


Quando se fala em marketing de influência um dos principais pontos é saber escolher o influenciador digital ideal para promover o serviço ou produto. O profissional precisa ter a cara da marca contratante: uma autoridade, uma celebridade, um jogador de futebol, entre outros. Mas existem questões que podem garantir mais segurança e resultados satisfatórios. Por isso, esse guia se propõe a esclarecer os principais pontos jurídicos necessários para a contratação desses profissionais:


 

PARCERIAS


Antes de fechar uma parceria você precisa analisar o acordo. Observe os benefícios que ela vai te trazer, principalmente, os financeiros. Certo?


DIVULGAÇÕES


Todo o conteúdo publicitário precisa sinalizar com um #publi com o @ da marca anunciada, por exemplo. Você precisa deixar isso expresso para o público.


TRANSPARÊNCIA


Não importa se essa divulgação é com ou sem remuneração (PERMUTA), ou por intermédio de uma agência, você precisa sinalizar o seu post, ex: #publi.


O QUE É O CONAR?


O CONAR é uma organização que autorregulamenta o mercado publicitário, de acordo com o Código Brasileiro de Autorregulamentação publicitária.


INFLUENCIADORES X REDES SOCIAIS X CONAR


O CONAR orienta: "todo anúncio deve ser respeitador e conformar-se às leis do país; deve ainda, ser honesto e verdadeiro". Atenção sempre!



 

SOBRE CONTRATOS


POR QUE USAR CONTRATOS?

A informalidade contratual pode causar problemas e insegurança profissional e jurídica para ambas as partes. A ausência do contrato dificulta a produção de provas, ou seja, uma das partes pode exigir algo que não negociado, ou causar divergências de conteúdo e gerar conflitos processuais.


REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO


O influenciador é uma profissão nova, ou seja, ainda não existe uma lei exclusiva para ela. Mas outras leis são aplicadas para lidar com os seus efeitos. A relação profissional é de prestação de serviços e envolve questões contratuais relevantes.



 

ANALISANDO UM CONTRATO


Se eu fosse uma influenciadora digital...


No meu contrato, o advogado teria de elencar diversos direitos e obrigações, pois estaria no papel de prestadora de serviço, e isso envolve questões legais e financeiras.


Lembre-se: todo acordo precisa ser equilibrado. Isso significa que ele não pode ser mais oneroso para o contratado (influenciador digital). Por isso, "bato sempre na tecla" - consulte um advogado antes de analisar o contrato.


Cláusulas recomendáveis para constar no contrato:


  • DA TRANSPARÊNCIA: definição da titularidade do conteúdo publicitário.

  • DO BRIEFING: o anunciante deve apresentar um briefing ao influenciador (com todas as perspectivas da marca).

  • DO PAGAMENTO: contraprestação financeira ao influenciador pela prestação de serviços e concessão dos conteúdos.

  • DA EXCLUSIVIDADE: o influenciador não representará concorrentes da marca durante a campanha e por quanto tempo vigorará essa exclusividade.


Existem outras cláusulas que podem ser inseridas no contrato com um influenciador digital. Hoje elenquei alguns, pois cada acordo é único.


Espero ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas. Te convido a conhecer o meu blog: www.danielesaraiva.com/blog


Até a próxima!


Daniele Saraiva | Advogada

Contato - WhatsApp





bottom of page